SciELO Livros

EDUFBA

 

Dietário (1582-1815) do Mosteiro de São Bento da Bahia: edição diplomática

Synopsis

O livro apresenta os resultados finais obtidos pelo projeto intitulado "Dietário (1582-1815) do Mosteiro de São Bento da Bahia: edição diplomática", a pesquisa em nível de pós-doutoramento é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia. O trabalho apoiou-se sobre o documento manuscrito Dietario das vidas e mortes dos Monges, que faleceram neste Mosteiro de S. Sebastião da Bahia da Ordem do Príncipe dos Patriarchas S. Bento e procurou relatar a vida e morte de cada um dos monges que viveram e morreram nesta instituição religiosa. A narrativa vai de 1582, um ano após a fundação da instituição religiosa, e encerra em 1815. O Mosteiro bahiano é fruto da milenar história beneditina e sua grande tradição bibliográfica, possuindo, em seus arquivos grandes raridades e manuscritos do Brasil.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Apresentação Preview PDF
Introdução Preview PDF
Os mosteiros beneditinos Preview PDF
Dietario das vidas e mortes dos monges, que falecerão neste mosteiro de S. Sebastião da Bahia da ordem do principe dos patriarchas S. Bento Preview PDF
Abreviaturas presentes no texto Preview PDF
Transcrição Preview PDF
Considerações finais Preview PDF
Referências Preview PDF
Índice de nomes Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.