SciELO Livros

Editora UNESP

 

Política de indexação para bibliotecas: elaboração, avaliação e implantação

Synopsis

Surgida após a II Guerra Mundial com a chamada “explosão bibliográfica”, a Indexação se caracteriza sendo uma atividade de grande relevância no tratamento temático da informação, que por meio de uma análise conceitual, extrai termos representativos de documentos, visando a uma melhor recuperação. Embora já se tenha passado várias décadas desde o seu surgimento, a Indexação ainda é uma temática pouco estudada no Brasil. Direcionado a estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Bibliotecários e demais profissionais, esse livro tem como objetivo, relatar a experiência do Grupo de Política de Indexação da Rede de Bibliotecas da Unesp e toda a sua trajetória de pesquisa que culminou na implantação da Política de Indexação para a Rede de Bibliotecas da Unesp e criação do Grupo de Linguagem com o objetivo estudar a construção e atualização da Linguagem Unesp.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Apresentação Preview PDF
Prefácio Preview PDF
1 Política de indexação para bibliotecas: funções e finalidades Preview PDF
Parte 1 - Elaboração Preview PDF
2 A elaboração da política de indexação para as bibliotecas universitárias da Unesp Preview PDF
3 A política de indexação para as bibliotecas universitárias da Unesp: da elaboração da proposta à implantação Preview PDF
4 A construção e atualização da linguagem Unesp Preview PDF
Parte 2 – A avaliação Preview PDF
5 Avaliação da indexação Preview PDF
Parte 3 – A implantação Preview PDF
6 A implantação da política de indexação: procedimentos e estratégias da pesquisa-ação integral Preview PDF
Sobre os autores Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.