SciELO Livros

Editora UFFS

 

Estudos linguísticos da/na Fronteira Sul

Synopsis

Os textos que compõem este livro vinculam-se às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 1) Práticas discursivas e subjetividades; 2) Diversidade e mudança linguística; 3) Língua e cognição: representação e processamento da linguagem. Todos os textos atestam a qualidade, o amadurecimento e a consolidação da pesquisa em Estudos Linguísticos da UFFS e, de modo geral, dão chance ao leitor de conhecer a história do tempo presente da produção do conhecimento científico do PPGEL. A primeira parte trata de reflexões sobre o conceito de complexidade linguística, da intersecção entre Linguística e Literatura, através da metáfora do literário e do grande empreendimento de organizar o inédito Atlas Linguístico das línguas em contato nesta parte da Fronteira Sul. A segunda dedica-se a abordagens que pendem para a perspectiva formal da gramática. E a última parte trata de posturas discursivas.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prefácio Preview PDF
Apresentação Preview PDF
Discurso, mídia e política: inquirição e exame no contexto do escândalo político do mensalão na era Lula Preview PDF
Os saberes sobre a língua na formação inicial de professores de Língua Portuguesa Preview PDF
Educação integral: discurso do novo na constituição do sujeito-aluno Preview PDF
Metáforas do literário Preview PDF
Atlas das línguas em contato na fronteira Preview PDF
Complexidade linguística: o que é e como medir? Preview PDF
Linguística de corpus: a importância do uso de ferramentas computacionais na construção de corpora linguísticos diacrônicos Preview PDF
Sobre as organizadoras Preview PDF
Sobre os autores Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.