SciELO Livros

Editora UNESP

 

Aplicativos de notícias, destacamento e efeitos de sentidos: representações internacionais sobre o Brasil (em UOL e Le Monde)

Synopsis

No cenário da comunicação digital, a crescente influência dos aplicativos de notícias – que abastecem instantaneamente o usuário por meio de um feed, com recortes de atualidades considerados relevantes – é decisiva para a construção de efeitos de sentidos a respeito dos fatos divulgados e consequentes registros de memória. Este livro deriva de ampla pesquisa que investigou esses efeitos em notícias veiculadas em dois aplicativos, um nacional (UOL, vinculado a um dos portais mais acessados do país, que divulga conteúdo do jornal Folha de S.Paulo) e um internacional (Le Monde), com respaldo no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, priorizando as noções de destacamento e destacabilidade. Em seu conjunto, os capítulos do livro permitem o aprofundamento da visão sobre a cobertura midiática a respeito do Brasil em nível internacional. Os resultados demonstram que a constituição de identidades é amplamente afetada pelos modos de funcionamento jornalístico, cuja discursividade pauta-se no que chamamos de uma sintaxe do destacamento.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Apresentação Preview PDF
1 - Delimitando o estudo Preview PDF
2 - Quadro teórico-metodológico Preview PDF
3 - Análises comparativas: o Brasil em UOL/Folha e Le Monde Preview PDF
4 - Funcionamento do jornalismo contemporâneo: “notícias destacáveis” Preview PDF
5 - Modos de produção de uma sintaxe do destacamento Preview PDF
Considerações finais Preview PDF
Referências bibliográficas Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.