SciELO Livros

Editora UNESP

 

Geografia e anarquismo: a importância do pensamento de Piotr Kropotkin para a ciência

Synopsis

Este livro procura discutir as principais contribuições para a ciência do pensador russo Piotr Kropotkin, um dos principais intelectuais do anarquismo no fim do século XIX e início do século XX. Embora respeitado no século XIX, ainda são escassos os debates sobre a obra de Kropotkin, principalmente sobre sua teoria do apoio mútuo e a influência que ela teria na organização dos seres vivos (incluindo os seres humanos). Relacionando suas pesquisas empíricas na Sibéria com a questão darwinista da “sobrevivência do mais capaz”, Kropotkin percebe que, ao contrário do que afirmavam alguns evolucionistas, naquela região predominava uma “estranha” sociabilidade, na qual se destacava a solidariedade entre indivíduos de uma mesma espécie, que desse modo conseguiam levar vantagem sobre seus “inimigos” naturais. Compreender a teoria do apoio mútuo e suas implicações no debate científico do século XIX permite-nos também perceber de que forma Kropotkin contribuiu para a constituição teórica de uma Geografa mais humanista, solidária e crítica.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Introdução Preview PDF
1- A influência de Robert Malthus e William Godwin nos pensamentos de Charles Darwin e Piotr Kropotkin respectivamente Preview PDF
2- As origens do conceito de apoio mútuo Preview PDF
3 - Piotr Kropotkin versus Thomas Huxley: a crítica anarcocomunista ao pensamento único darwinista Preview PDF
4 - Natureza e sociedade no pensamento kropotkiniano Preview PDF
4 - Natureza e sociedade no pensamento kropotkiniano Preview PDF
5 - Territórios de solidariedade: a sociabilidade do apoio mútuo no tempo e no espaço Preview PDF
6 - Anarquismo e ciência nas críticas às propostas kropotkinianas Preview PDF
Considerações finais Preview PDF
Referências Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.