SciELO anuncia a disponibilização, indexação e publicação de eBooks acadêmicos do Brasil

SÃO PAULO, Março 2013 – SciELO, um importante indexador e publicador de periódicos online em acesso aberto, anuncia SciELO Livros (http://livros.scielo.org), uma coleção de ebooks avaliada pela qualidade disponível em Acesso Aberto e comercial nas áreas de Humanas, Ciências Sociais e Saúde Pública de editoras universitárias selecionadas e outros publicadores acadêmicos do Brasil. O escopo da coleção aumentará progressivamente à medida que editoras universitárias e publicadores acadêmicos  de outros países da América Latina e Caribe se juntarem ao projeto.

Atualmente há cerca de 300 ebooks disponíveis para download e espera-se que esse número cresça para mais de 500 títulos por ano. SciELO acredita em padrões abertos e que usuários sejam livres para realizar a leitura em qualquer dispositivo, de forma que os ebooks estão sendo disponibilizados nos formatos ePub e PDF com a opção de download do livro inteiro ou apenas capítulos individuais em PDF.

Essa nova operação em ebook foi lançada em Março de 2012 com três membros fundadores – as editoras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e Fiocruz no Brasil. A inclusão das editoras da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) e Universidade Federal de São Carlos (EDUFSCar) elevou o total para seis editoras. Novas editoras estão sendo incluídas de forma contínua na coleção SciELO Livros.

SciELO está buscando parcerias com grandes serviços de indexação e revendedores de ebooks para aumentar a disponibilidade do conteúdo SciELO para a comunidade mundial.

Sobre SciELO – Scientific Electronic Library Online

Operando desde 1998, SciELO é conhecido e respeitado mundialmente por indexar e publicar periódicos eletrônicos acadêmicos em Acesso Aberto para promover o avanço da pesquisa por meio de facilitar a comunicação de seus resultados. Os objetivos do SciELO sempre foram aumentar a visibilidade, acesso e impacto das pesquisas de países emergentes e em desenvolvimento. Até Março de 2013, SciELO publicou mais de 1000 periódicos com mais de 417 mil artigos e outras comunicações de 17 países diferentes, principalmente da América Latina e Caribe, mas incluindo também Portugal, Espanha e África do Sul. Todos os dias uma média de um milhão de artigos são baixados do site SciELO.

SciELO Livros, a nova iniciativa para ebook, segue os mesmos princípios que o SciELO periódicos.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento, favor entrar em contato com:

Programa SciELO
Av. Onze de Junho, 269
04041-050 – São Paulo-SP – Brasil
Tel: +55-11-5083-3639
Email:   scielo.books.scielo.org
SciELO periódicos: www.scielo.org
SciELO eBooks: livros.scielo.org

Comments are closed.