SciELO Livros

Editora FIOCRUZ

 

Promoção da saúde: a construção social de um conceito em perspectiva comparada

Synopsis

A crescente necessidade de mudanças profundas na abordagem da saúde e nas práticas de atenção tem gerado intenso debate internacional, convergindo para a proposição de um novo paradigma. Este é baseado na promoção da saúde, a qual defende uma evolução substantiva no modo como são formuladas e implementadas as políticas públicas, sociais e econômicas que influenciam diretamente as condições de saúde da população. Neste livro, a autora reconstitui com maestria a história social da tessitura do conceito e das práticas de promoção da saúde como crítica ao entendimento prioritariamente biomédico da saúde. Analisa como Brasil e Canadá incorporaram em suas políticas públicas a proposta de promoção da saúde ratificada pela Declaração de Otawa, em 1986, assim como também os componentes conceituais da proposta, teoricamente e em suas apropriações pelos dois países. No caso do Brasil, a análise centrou-se na proposta do SUS, e no do Canadá examinaram-se os diversos documentos originários da proposta e de sua evolução. Disso emergem e são abordadas as discussões sobre a medicina como instituição social, a crise do Estado, o Estado neoliberal e a cooperação técnica internacional em saúde. Obra que, por seu conteúdo, provoca instigantes questões, aqui tratadas primorosamente por Lucíola.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prefácio Preview PDF
Apresentação Preview PDF
Introdução: como abordamos a promoção da saúde Preview PDF
1 - A medicina como instituição social Preview PDF
2 - A saúde pública e o campo da promoção da saúde Preview PDF
3 - Estudo comparado Brasil e Canadá Preview PDF
Conclusões Preview PDF
Anexo: quadros demonstrativos das variáveis da promoção da saúde estudadas em países desenvolvidos selecionados Preview PDF
Referências Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.