SciELO Livros

Editora FIOCRUZ

 

A medida do possível: saúde, risco e tecnobiociências

Synopsis

Discute os aspectos cruciais dos estudos sobre a saúde em nosso país, com um refinado tratamento não só dos aspectos científicos, filosóficos, éticos e políticos envolvidos nas práticas médicas. Também das teorias e pesquisas deste domínio sob a ótica de diferentes campos de saber, dentre os quais a antropologia do conhecimento científico, a filosofia da mente e as tecnobiociências. Adotando uma perspectiva transdisciplinar, o autor nos faz encarar o fato de os insofismáveis progressos tecnológicos dos diagnósticos e das terapêuticas - de que muitas vezes nos orgulhamos - se fazerem acompanhar de sérios indícios de crise, tanto ética, como política e filosófica, que não podemos desdenhar e que dizem respeito aos modelos teóricos e epistemológicos das ciências biomédicas e epidemiológicas.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Introdução Preview PDF
Vivendo entre exposições e agravos: a teoria da relatividade do risco Preview PDF
Apocalipse... agora? Epidemiologia molecular, testagens gênicas preditivas, comunicação social de riscos genéticos Preview PDF
Novo milênio e tecnobiociências: a vida como ela é... informação Preview PDF
Hestórias clínicas: categorias para o corpo que adoece Preview PDF
Zumbis, cobras, sombras, morcegos: anotações introdutórias sobre a filosofia da mente e a consciência-de-si Preview PDF
“A bem da verdade”: breves considerações ao final Preview PDF
Referências bibliográficas Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.