SciELO Livros

Editora Fap-Unifesp

 

Memórias do cuidar: setenta anos da escola paulista de enfermagem

Synopsis

Memórias do cuidar é a história de um centro de formação profissional que completa setenta anos: o curso de Enfermagem da atual Universidade Federal de São Paulo, criado em 1939. Desde a fundação do curso, valoriza-se a formação com ênfase no “cuidar” como objetivo precípuo das(os) enfermeiras(os). O ato de cuidar preconiza a ideia de que o bem-estar de quem precisa de cuidados deve ser alcançado.Os meios para isso se alteraram ao longo do tempo: do primado dos preceitos religiosos nas origens da Escola Paulista de Enfermagem, chegamos aos procedimentos científicos da atualidade. Assim, vocação e profissão complementam-se na memória preservada pelos arquivos e resgatada em depoimentos orais e fotografias, que embasam a elaboração dos textos aqui publicados. Os autores, em sua maioria, participaram ativamente desse processo histórico, o que faz do livro não apenas documento, mas testemunho de uma época.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Abreviaturas
Agradecimentos
Prefácio
Apresentação
1. Da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo ao Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina (1939-1977)
2. A Formação de Graduados na Escola Paulista de Enfermagem
3. As Relações entre a Escola Paulista de Enfermagem e a Escola Paulista de Medicina
4. Desenvolvimento da Pós-graduação na Escola Paulista de Enfermagem/Departamento de Enfermagem da universidade Federal de São Paulo: Resgate Histórico
5. inserção e impacto Social da Escola Paulista de Enfermagem no Cenário Paulista
6. Enfermagem: uma Profissão Feminina? o Caso do Curso de Enfermagem da universidade Federal de São Paulo
7. Cronologia do Curso de Enfermagem da unifesp
Posfácio
Referências Bibliográficas
Sobre os Autores Colaboradores