SciELO Livros

Editora UNESP

 

Análises relacionais de citação para a identificação de domínios científicos: uma aplicação no campo dos Estudos Métricos da Informação no Brasil

Synopsis

Em todo campo do conhecimento, sua produção científica tem como premissa o fato de um pesquisador construir seu trabalho sustentado em publicações anteriores. Nesse contexto, o registro da lista de referências em um trabalho científico expressa o diálogo estabelecido pelo pesquisador com seus pares, bem como o processo de construção do seu conhecimento, uma vez que evidencia quais os referenciais teóricos e metodológicos constituíram a fundamentação durante o desenvolvimento da pesquisa. Nessa conjuntura, as referências registradas nos trabalhos científicos definem a ciência legitimada e reconhecida como relevante para o desenvolvimento conceitual, teórico e metodológico de uma temática, um campo, uma disciplina ou um domínio do conhecimento. Nesse cenário, enquanto um trabalho científico não for mencionado em uma lista de referências em uma publicação posterior, tem-se garantida a sua inserção e visibilidade no meio científico; todavia, o reconhecimento da sua contribuição para o avanço da ciência é atestado, especialmente, pelas citações advindas de outros cientistas.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Introdução Preview PDF
Estudos métricos da informação Preview PDF
Análise de citação Preview PDF
Procedimentos metodológicos Preview PDF
Apresentação e Análise dos resultados Preview PDF
Considerações Finais Preview PDF
Referências Preview PDF
Apêndice A Preview PDF
Notas Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.