SciELO Livros

Editora FIOCRUZ

 

Histórias de pessoas e lugares: memórias das comunidades de Manguinhos

Synopsis

Em um contexto urbano complexo e vulnerável como o pesquisado, a obra busca reconstituir a história de pessoas e lugares do território de Manguinhos – hoje repleto de favelas que circundam a Fiocruz –, com seus inúmeros problemas socioambientais e sanitários. Os autores estendem-se por cerca de cem anos de ocupação da história social e urbana do Rio de Janeiro (capítulo importante e até hoje tão pouco explorado), mediante abordagens relacionadas à própria história, à memória e ao urbanismo. Trabalhou-se com a história oral, optando-se por dar voz aos moradores da região. Entre depoimentos, fotografias, vídeos, documentos oficiais, cartas e jornais de época, bem como entrevistas com experientes profissionais envolvidos na implantação de projetos em favelas cariocas, o livro nos revela, de forma consistente, com seu material inédito, a diversidade e a singularidade dos processos socioespaciais constitutivos das 12 comunidades estudadas. Entre lembranças e vivências narradas, transparecem as configurações desse típico bairro de periferia que retrata uma triste realidade de exclusão social e de discriminações. Com base no conteúdo, o leitor terá a oportunidade de poder continuar a registrar e a acompanhar as futuras transformações que ocorrerão em Manguinhos.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prefácio Preview PDF
Apresentação Preview PDF
1. Favelas no Contexto da História e da Memória Contemporâneas: urbanismo e políticas públicas no Rio de Janeiro Preview PDF
2. Manguinhos um século de projetos urbanos, ocupações e invasões Preview PDF
3. Comunidades de Manguinhos e suas Trajetórias: de fazendas e manguezal a subúrbio e favelas Preview PDF
4. Narrativas, Vivências e Significados: moradores de Manguinhos e suas memórias Preview PDF
Considerações Finais Preview PDF
Referências Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.