SciELO Livros

Editora UNESP

 

(Des)encontros trabalho-família: narrativas de familiares de trabalhadores migrantes do setor de produção de energia hidrelétrica

Synopsis

O livro convida o leitor a se aventurar no universo dos barrageiros por meio das narrativas de vida, desvelando que os empreendimentos hidrelétricos brasileiros não geraram apenas impacto ambiental, mas um processo de desenraizamento e rupturas socioafetivas que produziram distintos modos de ser-trabalhar-viver. A desterritorialização principiada por esses projetos integram um ideário desenvolvimentista e de progresso que ocultam o avesso dessa história. Na relatividade do dentro e fora do labor, verificou-se o tempo de trabalho e de vida capazes tanto de interditar a existência em sua potência criadora quanto de resistir, transformando a subjetividade e a vivência familiar em uma insistente reinvenção.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prólogo Preview PDF
1 - Palavras iniciais: abrindo o horizonte do livro Preview PDF
2 - (Des)encontros trabalho-família Preview PDF
3 - Os modos de ser-trabalhar-viver dos barrageiros e seus familiares Preview PDF
Palavras finais: o fechamento (aberto) do livro Preview PDF
Referências bibliográficas Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.