SciELO Livros

Editora FIOCRUZ

 

Em busca da comunidade: ciências sociais, desenvolvimento rural e diplomacia cultural nas relações Brasil-EUA (1930-1950)

Synopsis

Integrante da coleção História e Saúde, o livro investiga o papel das ciências sociais e das políticas públicas no Brasil a partir dos estudos rurais e do lugar do rural na sociedade brasileira contemporânea. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e pesquisador premiado com o Prêmio Capes de Tese 2019 - Comissão Fulbright, o autor analisa a trajetória das relações acadêmicas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, no período 1930-1950. Thiago Lopes concentrou seus estudos em dois importantes sociólogos da época: o norte-americano T. Lynn Smith e o brasileiro José Arthur Rios. A obra é dividida em quatro capítulos, e inclui também notas e referências, além de caderno de fotografias dos intelectuais em diversas ocasiões, como solenidades públicas, entrevistas concedidas à imprensa, cursos, seminários e reuniões.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Prefácio
Apresentação
1 - Sociologia rural e comunitarismo na era Roosevelt
2 - Estreitando relações com o Brasil: diplomacia, sociologia e assistência técnica na atuação profissional de T. Lynn Smith
3 - Ciência, comunitarismo e reforma no pensamento de José Arthur Rios
4 - Construindo a comunidade no Brasil: democracia, mudança social e o papel das ciências sociais em José Arthur Rios
Considerações finais
Notas
Imagens
Fontes e Referências