SciELO Livros

EDUFBA

 

O direito à natureza na cidade

Synopsis

Na cidade contemporânea os lugares da natureza estão previamente selecionados e mercantilizados. O livro O Direito à Natureza na Cidade, de autoria do Professor Doutor Wendel Henrique, busca reconstruir as relações entre a cidade e a natureza, através da análise das representações, ideologias e práticas ao longo da história. O livro destaca o papel do mercado imobiliário na apropriação e produção da natureza na cidade, bem como no próprio design dessa natureza, através de padrões predefinidos e difundidos em escala global. Os elementos empíricos foram desenvolvidos através de pesquisas realizadas nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Salvador. A obra se constitui no entendimento do uso da natureza como forma de emancipação coletiva, superando as visões correntes pautadas na apropriação da natureza para garantia da satisfação pessoal.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prefácio Preview PDF
Apresentação Preview PDF
I - A cidade e a natureza Preview PDF
II - Uma periodização para comprender as relações entre a cidade e a natureza Preview PDF
III - A natureza e o homem Preview PDF
IV - O homem e a natureza Preview PDF
V - O homem e o território Preview PDF
VI - A natureza na cidade Preview PDF
VII - Um bosque para chamar de meu. A apropriação das ideias de natureza pelos empreendimentos imobiliários Preview PDF
VIII – O direito à natureza na cidade: da (des)ideologização da prática para a consciência crítica da praxis na relação com a natureza Preview PDF
Referências Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.