SciELO Livros

EDUFBA

 

Compreendendo a complexidade socioespacial contemporânea: o território como categoria de diálogo interdisciplinar

Synopsis

O livro constrói um diálogo entre pesquisadores brasileiros e franceses, de diferentes campos do conhecimento, sobre dois temas que passaram a ocupar os espaços do debate acadêmico e das ações públicas, nas duas últimas décadas: a questão do desenvolvimento e a questão territorial. Duas questões foram colocadas para os pesquisadores: qual o significado do conceito de território a partir de seu campo de estudo e quais contribuições podem aportar para a compreensão dos processos de desenvolvimento. Além de um rico debate no sentido epistemológico, a partir dos diversos campos de análise o livro aponta também algumas indagações: como trabalhar a relação entre espaço e território, como caraceterizar fronteiras territoriais em um mundo em que, elas marcam profundamente tanto a união/ intercâmbio quanto a ruptura/interdição? E várias outras quetões que compoem a agenda de debate da economia, geografia, ciencias políticas, sociologia e da administração.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales Preview PDF
Prefácio Preview PDF
Introdução Preview PDF
Território de diálogos possíveis Preview PDF
De Lênin a Lacoste: Os arquétipos espaciais do subdesenvolvimento Preview PDF
Economia urbana e regional na virada de século Preview PDF
Desenvolvimento, territórios e escalas espaciais: Levar na devida conta as contribuições da economia política e da geografia crítica para construir a abordagem interdisciplinar Preview PDF
Gestão do território e desenvolvimento: um convite à reflexão e ao exercício do diálogo entre saberes Preview PDF
A geografia financeira do estado da Bahia: 1995 – 2004 Preview PDF
O que é o território ante o espaço? Preview PDF
Conclusão Preview PDF
Os autores Preview PDF
Creative Commons License All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.