SciELO Livros

Editora FIOCRUZ

 

Saúde em jogo: atores e disputas de poder na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Synopsis

O livro faz uma incursão no presidencialismo de coalizão do Brasil e revela, por meio de dados de doações de campanhas, indicações, laços pessoais e de análise de normas regulatórias, como as conexões políticas e econômicas determinaram as disputas internas e os rumos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação dos planos de saúde no país, no período 2000-2017. Escrita pelo cientista político Marcello Baird, a obra é fruto da tese de doutorado do autor, defendida no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), em 2017. Baird faz uma reconstituição da história da ANS, desde o ano de 2000, aprofundando o olhar sobre questões como o financiamento de campanha por parte de empresários, suas redes de influência e contatos, os políticos financiados pelas operadoras dos planos de saúde, além de outros atores que atuam na área de saúde nas instâncias governamentais, tanto no Executivo como no Legislativo.

Table of Contents

Front Matter / Elementos Pré-textuais / Páginas Iniciales
Prefácio
Apresentação
1. Política, burocracia e interesses
2. Configuração histórica e regulamentação do setor e a Agência Nacional de Saúde Suplementar
3. Desvendando a saúde suplementar brasileira: características do setor, eventos significativos e principais questões regulatórias
4. Mensurando o poder das grandes empresas do setor
5. Redes de influência e jogo político na primeira década da Agência Nacional de Saúde Suplementar: a hegemonia sanitarista (2000-2009)
6. Redes de influência e jogo político na segunda década da Agência Nacional de Saúde Suplementar: o predomínio liberal (2010-2017)
7. Fatores determinantes da influência na Agência Nacional de Saúde Suplementar
8. A crescente permeabilidade entre empresariado e agência e o jogo político para além da ANS
9. Política, poder econômico e desdobramentos recentes no setor
Referências
Apêndice — Aspectos metodológicos e métodos empregados