Perguntas Frequentes

I – Sobre eBooks e e-readers

1. O que é um eBook?

Os eBooks, nome derivado da abreviação de livro eletrônico no idioma inglês (eletronic books), são versões digitais de livros, quase sempre disponíveis online na Web, que podem ser lidos em equipamentos eletrônicos tais como computadores, tablets, leitores de eBooks (e-readers), celulares. São arquivos com conteúdo codificado, estruturado, armazenado e transferido em formato digital e seus formatos mais comuns PDF e o EPUB.

2. O que é e-reader ou leitor de livro eletrônico?

E-reader, ou Electronic Reader, é um dispositivo apropriado para a leitura de eBooks. Atualmente no mercado existe uma série de modelos de diversas marcas e com recursos diferentes.

Os e-readers operam com um software e interface próprios de navegação e leitura também identificados como e-readers. Assim, é possível utilizar os softwares e-readers em diferentes equipamentos.

3. O que é um EPUB?

O formato EPUB (sigla para Electronic Publication) é um padrão livre e aberto para eBooks e outros tipos de publicação desenvolvido e mantido pela IDPF – International Digital Publishing Fórum. O uso do EPUB permite adaptar e otimizar a apresentação de um conteúdo eletrônico em diferentes dispositivos de saída utilizados por um leitor desse formato (eReader).

EPUB é um formato aberto, gratuito que permite a interoperabilidade na leitura dos eBooks e foi escolhido pelo IDPF – Fórum Internacional de Publicações Digitais como formato oficial de arquivo para a distribuição de eBooks.

O SciELO Livros adota o EPUB como formato complementar ao PDF, o qual é utilizado para visualização off-line e on-line do livro completo ou de seus capítulos individualmente por meio do seu web site. Nesse caso, o EPUB complementa a visualização off-line do livro ao disponibilizar esse formato para download e uso em qualquer e-reader que aceite esse formato.

4. O que é OPDS – Open Publication Distribution System?

OPDS – Open Publication Distribution System  é uma aplicação do Atom Syndication Format que permite distribuir livros digitais através de um formato de catálogo simples.

Catálogos OPDS permitem agregar, distribuir, descobrir e adquirir publicações eletrônicas e foi projetado para funcionar alternadamente em vários programas de software de desktop e dispositivos.

5. Como faço para baixar um e-Book em fomato PDF?

Para eBooks em formato PDF, o usuário deve ter instalado o Adobe Reader ou outro programa compatível. Para leitura dos PDFs  No SciELO Livros, é necessário ter o plugin Adobe Flash Player instalado em seu computador.

6.  Como faço para baixar um e-Book em formato EPUB?

As coleções SciELO Livros em formato EPUB e PDFs estarão disponibilizados nos seguintes portais e serviços de publicação de eBooks na Web: Portal SciELO Livros, empresas comerciais (como Amazon, Kobo Books, Google BookStore, EBSCO e outras), aplicações SciELO Livros na Apple Application Store (para iPads e iPhones com sistema operacional iOS) e no Google Play Store (para tablets e smartphones com sistema operacional Android, catálogo OPDS disponíveis para diferentes aplicativos de leitores de livros no Apple Application Store e no Google Play Store.

Em cada portal ou serviço verifique as instruções de leitura e descarga dos livros.

II – Sobre licença de uso e modalidade de acesso

 

1. Todos os livros estão em acesso aberto?

O Projeto SciELO Livros indexa e publica livros em acesso aberto e comerciais, indicados pelas editoras participantes.

A decisão sobre a modalidade de acesso (aberto ou comercial) é de responsabilidade das editoras.

2. Os eBooks disponibilizados no Portal SciELO Livros utilizam alguma licença de uso?

Os eBooks SciELO Livros em acesso aberto serão operados sob a licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-SA 3.0) e não possuem DRM – Digital Rights Management, ou Gerenciamento de Direitos Autorais.


Os comentários estão fechados.