Editora UFABC

A criação da Editora da Universidade Federal do ABC (EdUFABC) remonta ao ano de 2011, quando foram realizados os primeiros estudos de viabilidade no âmbito do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS), sob coordenação da Profª. Maria Gabriela S. M. C. Marinho. Paralelamente, esse mesmo núcleo efetuou um projeto-piloto de publicações, permitindo o lançamento de 13 obras que, posteriormente, seriam incorporadas ao catálogo da Editora.

Em setembro de 2013, a EdUFABC foi efetivamente instituída, como órgão complementar da Universidade vinculado à Reitoria, pela Resolução n° 122 do Conselho Universitário (ConsUni), de 30/09/13, e teve como primeira Coordenadora a Profª. Maria Gabriela. Posteriormente, a Editora seria vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) pela Portaria da Reitoria nº 364, de 20 de julho de 2015.

Também data de 2015 a instauração do Conselho Editorial da EdUFABC (ConsEd), a princípio com membros pro tempore (2015-17), depois por meio de chamada pública e eleições (para o mandato 2017-19). Como órgão colegiado da EdUFABC, composto por membros tanto internos como externos à Universidade, o ConsEd é fundamental para garantir o caráter democrático e dialogado da gestão editorial, trazendo para o dia-a-dia da Editora pontos de vista de diferentes áreas do conhecimento, setores da universidade e comunidade externa.

Entre 2013 e 2016, foram publicados 28 títulos pela EdUFABC, sendo 8 através de dois Editais da ProPG voltados à divulgação científica, fruto de uma parceria estabelecida entre a ProEC e a ProPG em 2014. A partir de 2016, já sob a coordenação da Profª. Adriana Capuano de Oliveira, a Editora passou a trabalhar com Editais próprios, visando a prospecção de títulos: o Edital EdUFABC nº 001/2016, voltado à publicação de obras acadêmicas em geral, e o Edital EdUFABC nº 002/2016, direcionado especificamente à publicação de material didático-pedagógico. De tais editais resultou a publicação de 20 novos títulos, com os quais a Editora chegou a um acervo de 61 obras.

No dia 17 de março de 2017, graças aos esforços da Profª. Adriana, a EdUFABC deu um passo importante ao associar-se à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), que fomenta um trabalho de parceria baseado no respeito mútuo e na preocupação com a formação intelectual do cidadão brasileiro. Em novembro desse mesmo ano, foi aprovada pelo ConsEd a Política Editorial da EdUFABC, documento que contém as principais diretrizes para a seleção e produção de obras pela Editora.

A criação de uma editora na UFABC remete ao caráter diferenciado de nosso projeto pedagógico, pautado na interdisciplinaridade, na excelência e na inclusão, e visa ampliar a qualidade do ensino através da produção de material didático próprio, fomentar a pesquisa através de ampla divulgação dos resultados do trabalho de cientistas, bem como estabelecer uma ponte com a comunidade externa. Além disso, a EdUFABC tem como função contribuir para a democratização do acesso à informação, proporcionando a inserção do conhecimento acadêmico na sociedade e incorporando conhecimento de qualidade produzido no ambiente extra-universitário.

Link: http://editora.ufabc.edu.br/a-editora

Os comentários estão fechados.