Editora UFMG

Criada em 1985, com o objetivo de editar obras de valor científico e cultural representativas do trabalho de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, a Editora UFMG consolidou-se na última década como uma das editoras mais atuantes do país.

Derivado de uma política editorial fundada em uma perspectiva contemporânea e multidisciplinar, comprometida com a divulgação do conhecimento científico e cultural, o catálogo da Editora UFMG espelha o crescimento dos Programas de Pós-Graduação e da pesquisa na UFMG. Traduz, por meio da diversidade e da qualidade das obras e autores publicados, no âmbito nacional e internacional, o intercâmbio científico-cultural que predomina em nosso ambiente acadêmico. Nossa proposta é fomentar o trânsito acadêmico entre a produção interna, a produção nacional e a produção internacional, com a publicação de autores de ponta do pensamento contemporâneo, muitos deles traduzidos pela primeira vez no país.

O exercício intensivo dessa política editorial tanto sustenta uma inovação na linguagem e na escolha de temas no universo das editoras universitárias quanto revela uma preocupação em romper o conservadorismo disciplinar e a hierarquia entre os diversos discursos que compõem o campo acadêmico. Ao mesmo tempo, buscamos contribuir para a preservação e a divulgação da memória nacional por meio da publicação de textos referentes aos distintos trabalhos realizados nos diferentes acervos e coleções da Universidade.

Atingimos em 2013 a marca dos 1000 títulos publicados e iniciamos, em2014, a produção de e-books, a fim de responder aos novos desafios provocados pelas grandes transformações ocorridas na forma de produção,circulação e armazenamento do conhecimento e, especificamente, nas tecnologias de editoração, que já não tem no livro de papel seu suporte preferencial e exclusivo. Ao ingressarmos no mundo do livro digital buscamos responder a uma demanda ampliada de acesso mais rápido e democrático à informação, exprimindo os novos modos de ler e escrever que têm caracterizado o saber na contemporaneidade.

Neste site você poderá conhecer  títulos em catálogo da Editora UFMG e os modos para interagir e também fazer parte dessa história.

Site: https://www.editoraufmg.com.br

 

Os comentários estão fechados.